Venha experimentar uma aula de Pilates Clínico. Todos os nossos profissionais são fisioterapeutas.

– Pilates Clínico Chão

– Pilates Clínico em Aparelhos

Pilates VS Pilates Clínico 

A prática do Método Pilates, que é o Pilates Tradicional, surgiu muito antes do Pilates Clínico. 

O Pilates que muito ouvimos falar, foi criado por Joseph Pilates na década de 1920, para reabilitar e fortalecer os soldados da I Guerra Mundial. 

Joseph Pilates criou 34 exercícios base para aplicar nos seus alunos, e que se focam em 6 princípios importantes que distinguem o Pilates de qualquer outra modalidade:

Respiração, power house, concentração, controle, precisão e fluidez – estão presentes em cada movimento dos exercícios, ainda que não nos apercebemos. 


Princípio 1 Respiração 

O ato de respirar é um dos aspetos essenciais nas aulas de Pilates, pois a forma como inspiramos, expiramos (respiração mais alta ou mais baixa) ou ainda ficar em apneia , influencia o nosso corpo de múltiplas maneiras. Os nossos padrões respiratórios têm um impacto muito significativo na nossa postura.

Princípio 2 Controle

Mostra a importância de controlar cada movimento, fazê-los de forma calma e consciente.

O ato de controlar ajuda também a reconectar com o corpo, já que é preciso exercer controlo da mente sobre os movimentos do corpo.

Princípio 3 Power House

Este "Power House" é o que nós hoje em dia lhe chamamos de CORE, que compreende a região do tronco, toda a musculatura desde os ombros até abaixo das articulações da bacia, até às nádegas (inclusivé). É a partir do Power House que todos os exercícios que compõem o repertório de Pilates devem ser realizados. Esta é a base.

Princípio 4 Concentração

Quem já experimentou uma aula de Pilates sabe que esta prática física requer bastante foco, pois são muitos detalhes para tomar atenção para realizar os exercícios com sucesso!  Este é um princípio que o vai ajudar na melhoria da consciência corporal.

Princípio 5 Precisão

Pilates requer que se mova de uma forma muito precisa. A atenção ao pormenor e à técnica de cada movimento ajudam os alunos não só a quebrar maus hábitos e padrões do dia-a-dia como também a melhorar a performance em atletas.

Princípio 6 Fluidez

Mover-se com fluidez significa mover-se com facilidade, sem esforço (aparentemente), quando está a praticar Pilates. A habilidade de mover-se com fluidez nos exercícios trabalhando a coordenação de várias partes do corpo.

O mais interessante, além do Pilates trabalhar o físico e a mente, é que nenhum exercício do Pilates, se repete numa mesma aula. Aplicando cada um dos principios acima mencionados.